Turma do 1º ano da EB de S. Jorge
-Agrupamento de Escolas Carlos Teixeira- Fafe
(construído no âmbito do PNEP- Programa Nacional de Ensino do Português)
Mostrar aos " pardalitos", como se faz o pão, foi uma ideia brilhante! E mais ainda, quando os meninos tiveram a possibilidade e a alegria de "amassar" a massa, que depois de cozida se transformou em broa. Foi com grande entusiasmo que os meus filhos me relataram os acontecimentos, nos quais não faltaram pormenores, desde o nome da protagonista ( D.Alice, avó da Catarina), dos utensilios usados até ao forno de lenha que foi preciso transportar numa carrinha. Se todos os meninos pudessem passar pelas experiências que os pardalitos já viveram ( é o caso da visita á fabrica S. Martinho e agora o " cozer do pão", acredito que seriam muito felizes. Parábens!
Olá! Vou deixar de vos chamar "Pardalitos". Tanta sabedoria e arte não pode caber num corpinho tão pequeno como é os dos pardalitos. Proponho que passem a chamar-se "Aguias", não por serem o tal símbolo... mas por "verem" primeiro que as outras aves. Brevemente...regresso!
3 comentários:
Estamos encantados!
A ideia foi genial!
Mostrar aos meninos a transformação das matérias-primas farinha, água, sal...em produto acabado PÃO, foi simplesmente genial.
Jamais os Pardalitos esquecerão este dia! Jamais os pardalitos irão debicar o cereal sem tirar dele o maior partido.
Pardalitos, Pardalitos, que sortudos!
O pão, já tem um novo sabor!
Mostrar aos " pardalitos", como se faz o pão, foi uma ideia brilhante!
E mais ainda, quando os meninos tiveram a possibilidade e a alegria de "amassar" a massa, que depois de cozida se transformou em broa.
Foi com grande entusiasmo que os meus filhos me relataram os acontecimentos, nos quais não faltaram pormenores, desde o nome da protagonista ( D.Alice, avó da Catarina), dos utensilios usados até ao forno de lenha que foi preciso transportar numa carrinha.
Se todos os meninos pudessem passar pelas experiências que os pardalitos já viveram ( é o caso da visita á fabrica S. Martinho e agora o " cozer do pão", acredito que seriam muito felizes.
Parábens!
Olá!
Vou deixar de vos chamar "Pardalitos". Tanta sabedoria e arte não pode caber num corpinho tão pequeno como é os dos pardalitos.
Proponho que passem a chamar-se "Aguias", não por serem o tal símbolo... mas por "verem" primeiro que as outras aves.
Brevemente...regresso!
Vítor Leite
Enviar um comentário