terça-feira, 3 de março de 2009

Uma boa ideia

No âmbito da Formação em Língua Portuguesa, hoje estivemos a trabalhar a poesia de Alexandre Parafita.
Analisámos o poema "A centopeia e a aranha", cujas rimas são feitas com os sons "eia" e "oa" e decidimos construir o nosso próprio poema, usando os mesmos sons.

O resultado final foi este:

Uma boa ideia

"Eu tive uma ideia
Fui de canoa
Até Gouveia
Vi a rola, ela voa
Dei a meia
A mãe lavou-a
Vi o tio na cadeia
Roubou uma meloa
O pai deu a aveia
Comeu-a a leoa
A água vai na veia
Até à lagoa
O poema leia
Foi uma ideia boa"

3 comentários:

Luísa disse...

Poderia dizer algo mais
sobre o "oa" e o "eia"
mas vocês esgotaram as vogais
e deixaram-me sem ideia!

Vou contar-vos uma história
que vos vai arrepiar
um dia na banheira da Ana encontrei
uma centupeia a passear!

Veio da relva toda lampeira
este insecto de cem patas
queria tomar banho
tal e qual as lagartas!

Depressa a expulsei
da banheira para fora
confesso que me assustei
ela não queria ir embora!

Centupeia de cem patas
àgil e rápida no andar
Fizeste-me uma visita
sem eu te convidar a entrar.

Acabaste por sair,
e seguir o teu caminho
espero não te encontrar
novamente no banhinho!

O teu mundo é lá fora
no relvado onde moras
não voltes a entrar em casa
qualquer dia ainda choras!

Esta foi a história,
da centupeia matreira
que assustou a Ana,
no fim de um dia de brincadeira!


Muitos beijinhos a todos,

Luísa disse...

A centopeia que versou escreveu mal o meu nome,
Sou centopeia desde que ando, sem u carregar nas costas!

Ai!Ai! Que mal escrevi.

veronica disse...

Os nossos "Pardalitos" são uns verdadeiros Poetas!
E não lhes falta imaginação...
Continuem, que estão todos no bom caminho!