quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Lendas de Natal

Os Pardalitos receberam hoje a visita de mais uma mãe, no "Cantinho da Família". A mãe Tina (mãe da Ana Margarida) veio contar-lhes algumas lendas ligadas ao Natal, quando faltam poucos dias para a festa da família.
Partilhamos agora essas lendas convosco:

LENDA DA ÁRVORE DE NATAL
"Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas, animais e até as árvores sentiram uma grande alegria.
Do lado de fora do estábulo onde o Menino dormia estavam três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheirinho.
Todos os dias as pessoas passavam e deixavam presentes.
Também as árvores decidiram dar as suas prendas. A palmeira deu-lhe a sua folha mais larga para que, nos dias de calor, se pudesse refrescar. A oliveira deu-lhe os seus óleos perfumados. O pinheiro, coitado, nada tinha para dar. Um anjo, vendo a sua tristeza decidiu trazer as estrelas que brilhavam no céu e colocá-las nos ramos do pinheiro. Então, este ficou brilhante e iluminou a escuridão.
A partir daí, o pinheiro passou a ser a árvore de Natal."


LENDA DO BOLO- REI
"Uma das características do bolo-rei é a fava.
Segundo a lenda, os Reis Magos, quando viram a estrela que indicava o nascimento do Menino Jesus, encaminharam-se para Belém.
Logo que se aproximaram das muralhas de Jerusalém, cada um dos três queria ser o primerio a oferecer o seu presente: ouro, incenso e mirra.
Um padeiro confeccionou então um bolo onde colocou uma fava. Deu-o a comer aos três e o que encontrasse a fava seria o primeiro a entregar o seu presentinho."


LENDA DO SAPATO NA LAREIRA
"Quando na noite de 24 para 25 de Dezembro de 286, dois irmãos soqueiros fugiam às perseguições, como ninguém lhes dava abrigo uma viúva pobre que vivia com o seu filho numa cabana, decidiu dar-lhes agasalho e comida.
Como forma de agradecimento, enquanto a viúva e o filho dormiam, os irmãos, vendo os socos velhos junto à lareira, decidiram fazer uns novos.
No dia seguinte, a viúva viu os socos novos carregados de dinheiro.
A partir daí, todas as crianças colocam o seu sapato na lareira ou no fogão, à espera de um presente."


LENDA DO PAI NATAL
"No século IV vivia em Mira um bispo de nome Nicolau, que tinha como costue oferecer presentes aos pobres da sua diocese.
Mesmo depois da sua morte, as crianças continuaram a colocar o seu sapatinho à porta de casa, esperando a sua visita e uma prenda.
Isso acontecia na noite de 5 para 6 de Dezembro.
Mais tarde, esse costume espalhou-se por todos os países, mudando-se a tradição para a noite de Natal e chamando de Pai Natal àquele que vinha colocar as prendas no sapatinho."

2 comentários:

Luísa disse...

Que sortudos são os nossos filhos!
Professora Paula, muitos parabéns pela franca actividade da sua turma.

Mãe Tina, no dia da sua visita à escola, o rosto da minha pardalita espelhava tanta alegria que mais parecia um Rei Mago a oferecer presentes ao Menino!Obrigada pelas novidades que levou.

veronica disse...

Que belas lendas foram contadas aos nossos filhotes.
Tenho a certeza, que à semelhança da Beatriz, que vinha radiante, todos os meninos gostaram!